A Indústria Petrolífera No Brasil
A empresa holandesa SBM Offshore, apresentou recentemente, ao mercado brasileiro e aos seus investidores, os mais recentes avanços realizados nas obras de três novos navios-plataformas que vão operar em campos da Petrobrás no futuro próximo.
Serão construídos os navios-FPSO Sepetiba, que será a segunda plataforma definitiva do campo de Mero; do navio-FPSO Alexandre Gusmão, outra unidade também prevista para Mero; e do navio-FPSO Almirante Tamandaré, que será instalado no campo de Búzios.
Em relação ao FPSO Sepetiba, os módulos fabricados no Brasil, possibilitarão uma forte retomada do mercado de estruturas, grades de piso, chapas perfuradas para filtros e chapas recalcadas, para piso elevado de equipamentos de grande porte.
O projeto visa o primeiro óleo em 2023. A embarcação terá capacidade de processar até 180 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 12 milhões de m³ por dia de gás.
Enquanto isso, a construção do casco do FPSO Alexandre de Gusmão e a aquisição de equipamentos estão em andamento.
A Chaperfur, uma das mais conceituadas empresas brasileira, fabricante de grades de piso, gradis de segurança, grades de canaletas, chapas expandidas e chapas perfuradas para filtros estará de prontidão para atender essa demanda de mercado, que está prestes a ser iniciada.